quinta-feira, 25 de julho de 2013

O Misticismo e o Ocultismo Evangélico




Hoje em dia, já se tornou muito comum em algumas igrejas "que se dizem evangélicas", a busca pelo sobrenatural, de uma maneira exagerada e contrária a Palavra de Deus.
No Pentateuco, de Gênesis a Deuteronômio, a Palavra de Deus condena certas práticas ocultistas e místicas, considerando-as aberrações ou algo que, O Próprio Deus abomina. Claro que em toda a Bíblia, tais práticas são condenadas, mas citei o pentateuco para que tivéssemos uma ideia, de que desde o início, Deus já condenava certas práticas.
Muito bem, tenho visitado algumas igrejas desde os meus sete anos de idade, e tenho encontrado situações aonde a Bíblia chega a ser totalmente desmentida por alguns pregadores, que defendem doutrinas com base em suas próprias ideologias e concepções errôneas! É um absurdo.
A fé acabou sendo substituída pela emoção e o culto racional transformou-se no culto ao ridículo. A Palavra é substituída por qualquer coisa que agrade a "CARNE", a Bíblia acaba sendo até um livro de respeito, mas perde a sua autoridade como Palavra de Deus e manual de fé e prática cristã, justamente porque as "novas unções" acabaram roubando a cena nos púlpitos destas igrejas que se denominam evangélicas!
A experiência pessoal de nada vale para convencimento da existência de Deus para ninguém, no entanto é isso que está substituindo a Palavra nos dias de hoje em "tais lugares".
Segundo (Jhon Stott, 1972,p.10), um cristianismo aonde a Palavra é substituída por emoções e experiências humanas, é chamado “Cristianismo sem cérebro”.
E minha humilde opinião é exatamente esta, que tal prática realmente faz parte de um cristianismo sem cérebro! A frase "Culto racional", parece significar alguma coisa, não? Ou quando Paulo fala a respeito de ordem no culto em (1 Coríntios 14.26-40), ele estava falando por falar ou sem saber o que dizia e escrevia? Creio que não.
Há textos na Palavra de Deus que traduzem este momento que vivemos hoje em nosso estado, Sergipe, mas também no Brasil e está em (2 Pedro 2.1-3; 1 João 2.18-20), que eu aconselho a leitura. Mas explica que falsos profetas estariam em nosso meio introduzindo sorrateiramente heresias de perdição e que muitos seguiriam suas dissoluções, e que os mesmos sairiam de nosso meio.
Enfim, precisamos nos basear na Palavra de Deus, para tudo na vida e não em “achologia”!
Muitas dessas igrejas foram fundadas por haver contendas em um ministério, e o “grupo” que se separou decidiu fundar uma igreja para se opor, ou para seguirem separados de seus antigos líderes. Outros por realizarem grupos de oração em casa, e após sugestão de terceiros (profetada), decidiram também fundar denominações intituladas evangélicas, mas que na prática tem distorcido e muito as Escrituras. E tudo isso, por falta de conhecimento da Palavra, ou por falta de responsabilidade com o Reino de Deus. Nada contra grupos de oração em casa, ou contra grupos que saem de uma igreja que está distorcendo a Palavra de Deus. Que fique bem claro.
Mas que a Palavra de Deus seja a nossa base de fé e prática! No nome de Jesus!
Encontramos em alguns cultos, pessoas se contorcendo, caindo por terra segundo sugestão humana, vendo coisas que nem na Bíblia está escrito ou inventando novas unções que não tem a menor base na Palavra de Deus!
Leia (Lucas 4.33-36). Veja quem derruba quem pelo chão, por exemplo.
Devemos estar atentos ao que está sendo pregado nas igrejas, devemos ter como base de fé e prática, a Bíblia. E devemos ser bereianos (Atos 17.10-12), confirmando o que está sendo pregado em nossas igrejas hoje, verificando na Palavra de Deus.
Claro que tais heresias não podem ofuscar a grande obra que Deus está realizando em nosso país. Mas devemos lutar pela pregação de um Evangelho genuíno, aonde a Palavra de Deus seja a base de todo o culto, suprimindo tais heresias até o ponto de erradicá-las do meio cristão.
É a Palavra de Deus que ensina e liberta, e que é a nossa base para toda a boa obra.

Que Deus abençoe a todos no nome de Jesus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário