quinta-feira, 25 de julho de 2013


Hoje em dia, como já há algum tempo, há uma forte tendência em direção a uma forma não reflexiva ou anti-intelectual de cristianismo.
“Isso”, está presente nas mais diferentes denominações, o que me faz lembrar um comentário tecido por Jhon Sttot em You Mind Matters [Sua mente é importante] Esse “anti-intelectualismo” é malsucedido porque é pela mente que Deus fala conosco enquanto estudamos a Sua Palvra e refletimos sobre ela, que faz com que cresçamos em graça pela renovação do [nosso] entendimento (Rm 12.2b), e permite-nos ganhar outros ao fazermos uma defesa da nossa esperança cristã (ver 1 Pe 3.15).

A posição atual cultivada em alguns círculos cristãos de anti-intelectualismo [...] não é absolutamente uma crença verdadeira, mas parte da moda do mundo, portanto é uma forma de mundanismo. Denegrir a mente é menosprezar doutrinas cristãs fundamentais. Deus nos criou como seres racionais, e devemos negar a humanidade que Ele nos deu? Deus tem falado conosco, e não devemos ouvir Suas palavras? Deus não renovou nossa mente por intermédio de Cristo, para que pensemos com ela? Deus nos permite julgar por Sua Palavra, e não devemos ser sábios e construir nossa casa sobre essa Rocha? (STTOT, 1972, p.26).

Certamente os cristãos devem permitir que Deus os desenvolva intelectualmente, tornando-se conhecidos como homens pensantes. Assim como Sttot continua demonstrando, "sem respeito à mente não há adoração verdadeira, fé, santidade, orientação, evangelismo ou ministério cristão".
Muito bem, abordo um assunto que estou, volta e meia, tratando em meus debates e ministrações, que é a falta de respeito, a idolatria a homens, a falta de ordem e falta de respeito à Palavra de Deus dentro de algumas igrejas que se denominam evangélicas.
Trato desse assunto, pois algumas pessoas acreditam que por evangelizarem e por levarem outras pessoas à igreja, estão fazendo a sua parte. Contudo, cuidar das ovelhas de Cristo, não é somente levá-las à igreja e achar que sozinhas conseguirão encontrar as respostas que tanto procuram. Como aprenderão, e como devem se comportar (segundo a Palavra) como verdadeiros cristãos?
Infelizmente em algumas igrejas, a Palavra é deixada de lado e Seu lugar é ocupado por todo o tipo de palhaçada e blasfêmia, fornicação disfarçada de Evangelho!
As falsas doutrinas invadem a igreja e consequentemente, tem transformado o cristianismo praticado naquele local, em um cristianismo não reflexivo. Ou seja, a razão, o intelecto, a mente, que são instrumentos de ligação com a Palavra de Deus, são banidos, proibidos de serem usados, dando lugar a todo o tipo de manifestação absurda e profana possível. Às vezes levando, pessoas que participam de tal meio, a questionarem se são de fato seres humanos, ali em suas manifestações ocultistas.
A base do Evangelho, como o nome sugere, é o próprio Evangelho, A Palavra de Deus.
Não preciso de nova unção ou nova palavra, pois a Bíblia é, infalível, jamais mente, e é a garantia das promessas feitas por Deus a todos os que nEle creem.
Sem a Bíblia, sem a Palavra de Deus, "igreja", passa a ser apenas um termo, apenas um prédio aonde pessoas se reúnem para fofocar e inventar falsas doutrinas para agradar aos "fieis"!
Consequentemente, não há culto racional, e já não há mais a presença de Deus agindo no meio de tal "congregação". Sendo preciso inventarem falsas doutrinas para satisfação carnal dos que ali congregam.
Não é esse o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo, no qual há mudança de vida e de conduta, comportamento ético e moral. Aonde há de fato salvação.
Deus abençoe a todos no nome de Jesus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário